quinta-feira, 28 de maio de 2009

Explosão em mesquita no Irã mata 30, diz agência estatal


Em uma importante mesquita xiita de Zahedan,no sudeste do Irã, houve uma explosão no qual matou pelo menos 30 pessoas e feriu outras 60, informado pela agência semioficial de notícias,Irna.No parecer da agência foi um ataque suicida, mas ninguém reinvidicou a autoria do ataque.
Uma segunda bomba perto da mesquita foi descoberta, e desativada pelas forças de segurança.O ataque ocorre no feriado que homenageia o primeiro imão xiita, Ali Ebne-Abitaleb, que dá nome à mesquita. Zahedan é uma cidade de maioria sunita num país predominantemente xiita.
Uma reunião será feita no domingo, pelos presidentes do Irã, Paquistão e Afeganistão,afim de ampliar o esforço contra o terrorismo,o narcotráfico e outros problemas de segurança.
Paquistão e Afeganistão enfrentam conjuntamente o crescimento da insurgência do talibã, um grupo sunita.No próximo dia 12,o Irã realiza as eleições nas quais o presidente Mahmoud Ahmadinejad disputa um segundo mandato, contra três desafiantes.


Luiz Carlos Coelho Jr. - 2.3.1

domingo, 24 de maio de 2009

Soldados americanos no Kuwait contraíram o vírus H1N1

Dezoito soldados americanos no Kuwait foram contagiados pelo vírus H1N1 neste domingo. "Foi confirmada a contaminação dos soldados assim que chegaram de seu país à base militar do Kuwait", disse Ibrahim al-Abdulhadi. O Kuwait é a base logística para as tropas americanas no vizinho Iraque, onde os militares americanos disseram não haver casos conhecidos do vírus H1N1.
"Estamos cientes de que casos de gripe do vírus
H1N1 foram confirmados a princípio entre militares americanos no exterior, incluindo soldados que transitam por bases dos EUA no Kuwait", disse a embaixada americana em declaração à KUNA, agência de notícias estatal do Kuwait.
"Eles não tiveram nenhum contato com a população local."
O major Jose A. Lopez, um porta-voz militar americano em Bagdá, disse que, embora "não haja casos documentados de H1N1 entre funcionários americanos sediados no Iraque", todos os funcionários em trânsito estão sendo examinados.
"Estamos preparados para reagir de forma rápida e abrangente a possíveis surtos", disse ele.
Os Emirados Árabes Unidos disseram na quinta-feira ter isolado um passageiro aéreo oriundo do Canadá sob a suspeita de ser portador da gripe suína.
A gripe já matou 86 pessoas e infectou mais de 12.000 em 42 países, segundo a Organização Mundial de Saúde.
O governo espanhol também aumentou para 18 o número de soldados contagiados com a gripe em uma academia militar de Madri. Outros 81 soldados podem ter contraído a doença.
Foto: Funcionária de agência de saúde do Kuait
Luiz Henrique Eltermann Viotti - 2.3.1

domingo, 17 de maio de 2009

Bento 16 visita Israel


O papa Bento 16 terminou nesta sexta-feira sua visita a Israel e aos territórios palestinos, definida pelo Vaticano como "peregrinação pela paz", com uma visita à Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, onde segundo a tradição cristã, Jesus foi crucificado e sepultado. Se encontrou com líderes políticos israelenses e palestinos e ainda visitou Jerusalém, Nazaré e a cidade de Belém.O pontífice esteve nos principais lugares sagrados para as três religiões monoteístas e realizou três missas a céu aberto, com participação de dezenas de milhares de pessoas.De acordo com o porta-voz do Vaticano em Jerusalém, Wadi Abu Nassar, "a visita foi muito bem-sucedida".Nassar destacou que a visita trouxe "muita alegria aos cristãos da região e lhes deu esperança".

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bispo da Jordânia visita Papa Bento XVI

O bispo auxiliar do patriarca da diocese para a Jordânia, Israel, Palestina e Chipre, Celim Sayegh, disse nesta quarta-feira, em Madaba, na Jordânia, que a visita do papa Bento XVI ao país representa a união entre as religiões.

"Existe uma tradição de união entre cristãos e muçulmanos. Não apenas aqui, mas no mundo todo. E a Jordânia é um exemplo de fraternidade e convivência entre povos e religiões", afirmou, ao ser questionado sobre a visita do Papa. "A viagem é uma missão de unidade ao colocar líderes cristãos e judeus juntos", completou.

Bento XVI desembarca no aeroporto internacional de Amã na próxima sexta-feira para o início de uma viagem pelo Oriente Médio. Antes de deixar o país na segunda-feira pela manhã com destino a Tel Aviv em Israel, o Papa celebra uma missa no Estádio Internacional de Amã. Sayegh espera que o sermão seja ouvido por cerca de 30 mil fiéis.

Esta é apenas a terceira visita de um papa à região do Oriente Médio. A primeira, em 1964, aconteceu com a viagem de Paulo XI à região. A última ocorreu em 2000 com João Paulo II. A partir de sexta-feira, Bento XVI visitará sítios religiosos como o Monte Nebo e o local onde Jesus Cristo teria sido batizado próximo ao Rio Jordão. Lá, o papa será simbolicamente rebatizado em sinal de renovação dos valores da Igreja Católica, informou Sayegh.

Aluno: Vítor Herkenhoff - 231