Em uma região em que o consumo da carne de porco é muito raro, as autoridades de saúde afirmam que o Oriente Médio está preparado para enfrentar a gripe suína, embora o alerta esteja mantido para evitar um contágio em massa entre humanos.
Dos remédios, há no Oriente Médio três milhões de cápsulas armazenadas em Dubai, além das reservas com as quais conta cada país, segundo informou Gezairy em coletiva imprensa no Cairo.
O problema principal é, segundo Gezairy, a transmissão por via oral e entre seres humanos, já que nos países da região "as pessoas costumam criar frangos e todo tipo de pássaros em casa, mas ninguém cria porcos", um animal considerado impuro pela religião muçulmana, que proíbe seu consumo.
Segundo ele, "os porcos levam muitas doenças, não só este vírus", por isso que a presença desses animais em locais povoados "não é higiênica".
Até agora, são já sete os países que confirmaram casos de gripe suína: México, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Israel.
Gezairy assegurou que por enquanto não há nenhum problema para viajar pelos países da região, mas recomendou que não se vá a países afetados, especialmente ao México, salvo quando seja imprescindível.
Luiz Carlos Coelho Jr. 2.3.1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário