domingo, 8 de março de 2009

Hamas e Fatah enviam lista de representantes para tentar acordo no Egito

O movimento palestino islâmico Hamas e o opositor nacionalista do Fatah enviaram neste sábado uma lista de representantes dos dois grupos para discutir uma possível união no governo. A decisão ocorreu logo após a renúncia do primeiro-ministro da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Salam Fayyad, sob a alegação de tentar "unir" as duas forças no país para promover as eleições presidenciais e legislativas em 2010. Os dois grupos iniciarão na próxima terça-feira (dia 10), no Cairo, uma série de reuniões intensivas em comitês para fechar um acordo sobre governo, segurança, eleições, reconciliação e reforma da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
Fontes do Hamas afirmaram que a cúpula planeja postergar as eleições para que os dois partidos consigam se posicionar melhor com os eleitores.
Segundo um dos deputados do Hamas, Salah al Bardawil, o delegado de maior peso será Moussa Abu Marzooq, "número dois" do escritório político em Damasco.
Marzooq irá analisar a reforma da OLP, à qual o movimento islâmico não pertence. Em caso de ausência, seria substituído pelo homem forte do Hamas em Gaza, o ex-ministro de Exteriores Mahmoud Zahar.





Fayyad afirma que renúncia ajudará na formação de uma unidade no governo palestino, entre os grupos rivais do Fatah e Hamas
Lucas Hinsching da Silva - 2.3.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário