O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama realizará uma viagem com destino ao Oriente Médio e Europa, na qual se destaca um discurso de aproximação ao mundo muçulmano que o líder americano pronunciará no Cairo, na quinta-feira.
Segundo a Casa Branca, nesse discurso, Obama destacará váriso pontos: seu compromisso pessoal com uma aproximação baseada em seus interesses comuns e um respeito mútuo. Abordará como EUA e as comunidades muçulmanas do mundo podem superar algumas das diferenças que os dividiram e abordará novas áreas de colaboração no futuro. Falará também sobre o conflito israelense-palestino e o extremismo violento.
O discurso no Cairo representa o cumprimento pelo governante americano de uma promessa de campanha, quando disse que se dirigiria ao mundo muçulmano a partir de uma capital islâmica no início de seu mandato.As primeiras chamadas oficiais de Obama como presidente foram aos líderes do Oriente Médio, e sua primeira entrevista na Casa Branca foi concedida a uma rede de televisão árabe, a "Al Arabiya".
Desde então, reuniu-se com diversos líderes do Oriente Médio e afirmou que a busca da paz entre Israel e seus vizinhos árabes será uma das prioridades de seu mandato.
Na estadia em Riad, Obama abordará com Abdullah assuntos como o processo de paz no Oriente Médio, o programa nuclear iraniano e o aumento dos preços do petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário